Localização:
Linha Cordilheira, SC 163,Km 111, s/n.
Itapiranga/SC
Fones whatsapp:
(49) 3677 0836 - telefone fixo
(49) 9 9977-4860 - whats
Atendimento:
Terça a domingo
Centro Histórico Germânico
Itapiranga-SC
Confira algumas das inúmeras atrações que preparamos para você!
Casa do imigrante
Construção em madeira que apresenta recortes históricos e as
vivências dos primeiros alemães que chegaram em Porto Novo, na colônia da Volksverein, a partir de 1926. A casa pertencia a família Wohlfart e estava localizada na Linha Presidente Becker, município de Itapiranga/SC.
Espaço das Águas
Espaço representado por equipamentos movidos a água que
eram indispensáveis para a subsistência das famílias nos
primeiros anos da colonização.
Casa Oswald
Réplica da residência de Otto Oswald e Helena Buss, pais de
Inácio Oswald. A casa estava localizada na Linha Baú (Itapiranga/SC). A casa é um legado histórico em memória aos pais (Otto e Helena) e aos imigrantes alemães que colonizaram Porto Novo.
Igreja
Espaço que buscou preservar as características da primeira Igreja, datada de 1935. Construída toda em madeira, ela localizava-se na Linha Presidente Becker. De segunda a sexta-feira, a Igreja era utilizada para práticas educacionais e nos finais de semana ocorriam os ritos religiosos.
Hotel
Espaço que representa o primeiro hotel de Porto Novo, que foi construído em 1928, na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga/SC. Localizava-se próximo a passagem de balsa no Rio Uruguai e pertencia à família Schoeler.
A Imigrante
Espaço em homenagem a mulher imigrante, que desempenhava uma gama de papéis importantes: era esposa, mãe e ajudava o companheiro em todas as tarefas, incluindo o cuidado com o embelezamento do jardim e o entorno da casa.
Moinho
Local que era utilizado para beneficiamento de cereais, descascamento dos grãos e sua moagem, transformando o milho e o trigo em farinhas para a subsistência das famílias.
Estufa de fumo e Galpões
Espaços que representam as antigas estufas de fumo e os locais de armazenagem de diversas ferramentas que ram utilizadas para a realização de trabalhos manuais tais como: abertura das picadas e das clareiras; transporte de madeiras; limpeza do solo; construção das primeiras moradias; e para a agricultura de subsistência.
Casa do cooperativismo
A edificação expõe os acervos de documentos, máquinas e ferramentas utilizadas pelas primeiras cooperativas de crédito e centros comerciais.
Museu do suíno
Essa estrutura física permite ao visitante interagir com painéis de tecnologia de ponta para contar a evolução e importância do suíno, do seu manejo e da criação regional. A estrutura é desenvolvida pelo museólogo Idemar Ghizzo, que afirma ser o primeiro museu de suíno do país a usar essa expografia.
E muito mais...
Veja o guia de visitação completo: